Set List – Curiosidades sobre Counter-Strike, o Rei das Lan-Houses

Navegar por...

Durante o fim dos anos de 1990, início dos 2000, as lan-houses se tornaram febre entre os mais novos. Em um tempo onde a internet ainda era de difícil acesso, esses locais funcionavam justamente voltados para isso. Com diversos computadores, a galera pagava pela hora de uso. Em seu tempo, podia desfrutar, fosse da internet, fosse de jogos.

Na parte dos games, a variedade era consideravelmente grande. Half-Life, Starcraft, Age of Empire, Elifoot, só para citar alguns. Mas nenhum deles se tornou destaque tão grande quanto Counter Strike, chamado também de CS.

O jogo retrata uma disputa 5 x 5, onde terroristas e CT’s (counter terrotist) combatem entre si. Ganha a equipe que consegue eliminar todos os adversários. E o que era apenas uma brincadeira, passou a ser profissional.

Hoje, o Counter Strike é um dos principais jogos do cenário competitivo de eSports, com diversos campeonatos sendo jogados ao redor do mundo, movimentando, além de uma legião de fãs, montes e montes de dinheiro.

E por causa disso, vamos mostrar algumas curiosidades deste jogo. Confere só:

1 – O primeiro título da franquia Counter Strike surgiu em 1999, como um mod de Half Life, da Valve. Sua aceitação entre os jogadores foi tamanha que ele acabou se tornando um jogo independente.

2 – Em 2003, a primeira versão do game foi lançada para o Xbox em 2003, mas a Valve voltou atrás e o deixou exclusivo para PC’s, coisa que acontece até hoje.

3 – A versão mais recente do jogo é Counter-Strike: Global Offensive, lançada em 2012. Ao todo, a franquia teve outros dois jogos lançados além dos já citados: Counter-Strike: Condition ZeroCounter-Strike: Source, ambos lançados em 2004.

4 – Por ser um jogo de PC, a criação de mods era bem simples. No Brasil, dois mapas desse estilo foram bastante populares: um recriava uma favela do Rio de Janeiro, enquanto outro recriava a vila do seriado Chaves.

5 – Entre os jogadores existe um consenso de que a morte mais humilhante dentro do jogo é de faca. Como não existe possibilidade de arremesso, esse ataque é feito totalmente na surdina.

6 – Dentro do Counter-Strike: Global Offensive existem 18 patentes. A mais baixa é a Prata I, enquanto a mais alta é Elite Global.

7 – EM CS:GO, você não vê a sombra de seu personagem pelo fato dela não ser renderizada. A de seus companheiros é vista com tranquilidade.

8 – O único animal dentro do jogo são as galinhas. Presentes desde a criação do mapa Italy, elas podem ser usadas de alvo durante sua andança pela fase, como também podem ser suas companheiras. Ao olhar para uma e apertar E, ela te segue durante a fase.

9 – A partida profissional mais longa já disputada precisou de 88 rounds para ser decidida.  Ela aconteceu durante o ESL UK Premiership em 2015, sendo disputada por Team XENEM e exceL eSports, ambos do Reino Unidos. Foram necessários 6 overtimes para que a XENEM vencesse por 46 x 42.

10 – O mapa mais antigo criado é o Cs_siege. Ele foi feito por um usuário chamado noth1ng para um concurso da revista PC Gamer, e se chamava Canyon Hunt.

Este texto foi originalmente publicado no PlayGames Brasil.

Se você gosta do trabalho do Junta 7, siga nos apoiando! Compartilhe com os amigos, além de nos curtir no Facebook e nos seguir no Twitter e no Instagram. Dá aquela moralzinha pra gente <3

Comentários

comentário(s)