Set List| 7 adaptações cinematográficas de Stephen King

Navegar por...

Os fãs de terror tiveram muito a comemorar no mês de setembro. Primeiro pelo lançamento do remake de It – A Coisa, 27 anos depois do original. Outro motivo foi o nascimento de uma lenda. Na última quinta-feira, 21 de setembro, comemoramos os 70 anos de Stephen King.

Para você que não sabe, King é um dos grandes nomes da literatura internacional. Em sua lista estão quase 80 livros lançados entre ficção, não ficção, contos, séries e títulos assinados pelo pseudônimo de Richard Bachman.

E entre todos esses títulos, ele ganhou notoriedade pelos contos de horror fantástico e ficção. Não a toa, ele é o nono autor mais traduzido do mundo. Seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias e muitos deles acabaram ganhando adaptações.

No cinema, aproximadamente 60 filmes foram baseados em seus livros e contos. E os números só aumentam se incluirmos nesta lista séries originais e episódios inclusos em outros seriados.

Como forma de homenagear este grande mestre, fizemos uma lista com sete filmes que foram baseados em suas obras. Eles estarão listados em ordem cronológica, ou seja, não é necessariamente o meu gosto pessoal.

Este é apenas a ponta do iceberg da obra de Stephen King. Sério, procure conhecer um pouco mais sobre ele e seus livros. O cara é um gênio. Sem mais delongas, vamos lá.

Carrie (Carrie, a estranha – 1976)

06 - Carrie, a Estranha

O filme é baseado em um romance de King que leva o mesmo nome. Carry White (Sissy Spacek) é uma jovem que não consegue fazer amigos, muito pelo fato de morar praticamente isolada do mundo com sua mãe, Margareth (Piper Laurie), uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida.

Ela acaba sendo motivo de chacota entre os colegas da escola após achar que estava morrendo durante um banho quando, na verdade, ela estava tendo a sua primeira menstruação.

Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, ficou arrependida e pediu que seu namorado, Tommy Ross (William Katt), um aluno muito popular, que convidasse Carrie para um baile no colégio.  O que ninguém esperava é que Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público.

Só que ninguém contava que Carrie possuía poderes paranormais e sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.

O filme ganhou um remake em 2013.

Trailer: AQUI

The Shining (O Iluminado – 1980)

03 - O Iluminado

Assim como Carrie, O Iluminado é baseado em um livro que leva o mesmo nome. De acordo com o Adoro Cinema: “Durante o inverno, Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd).

Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo”.

Trailer: AQUI

Cujo (1983) 

07 - Cujo

Mais um filme que leva o nome do livro. De acordo com a revista alemã Bravo, Cujo foi considerado o 58º na lista dos 100 mais assustadores.

Segundo o Adoro Cinema: “Donna Trenton (Dee Wallace) é uma dona de casa entendiada que descobre que está sendo traída por seu marido. Brett Camber (Billy Jayne) é um menino que tem como único amigo um cão da raça São Bernardo chamado Cujo, que acaba de ser mordido por um morcego.

O destino da mulher e do garoto se cruzam quando eles descobrem da pior maneira que o cão contraiu raiva e se transformou numa fera assassina”.

Se você é fã de Friends, deve se lembrar de um episódio onde o filme é referencia. Se não, veja aqui.

Trailer: AQUI

Stand by me (Conta Comigo – 1986)

02 - Conta Comigo

Ao contrário dos três já citados, Conta Comigo é inspirado em um conto. O clássico da Sessão da Tarde foi adaptado do conto The Body que no Brasil levou o nome de O Outono da Inocência – O Corpo, presente na série As Quatro Estações.

A sinopse do filme, de acordo com o Adoro Cinema: “Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor, recorda quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1281 habitantes.

Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O’Connell). Chris era o líder natural, Teddy era emocionalmente perturbado e, se Gordie era o intelectual do grupo, Vern era o mais infantil.

Um dia Vern ouviu por acaso Billy Tessio (Casey Siemaszko) e Charlie Hogan (Gary Riley) comentando sobre o corpo de Ray Brower, garoto da idade deles que havia desaparecido. Cada um deu uma desculpa em casa e partiram para tentar encontrar o corpo. Nenhum deles imaginava que esta viagem se transformaria em uma jornada de autodescoberta que os marcaria para sempre”.

Trailer: AQUI

It (It – Uma Obra Prima do Medo – 1990)

05 - It

Mais um filme que leva o nome do livro ao qual foi adaptado.

Segundo a sinopse do Adoro Cinema: “Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como “A Coisa“. Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise.

Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry.

Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O’Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens viram “A Coisa” e juraram combatê-la caso surgisse outra vez.

Porém este juramento pode custar suas vidas”.

O filme ganhou uma série de 2 episódios em novembro de 1990. Além disso, ele teve seu ramake lançado neste ano. Você pode conferir a nossa crítica sobre ele.

Trailer: AQUI

The Shawshank Redemption (Um Sonho de Liberdade – 1994)

01 - Um Sonho de Liberdade

Digo sem medo de errar: Um Sonho de Liberdade é um dos melhores filmes que eu já vi. E tem quem corrobore essa minha opinião. Ele é o título com melhor avaliação no IMDB, alcançando a nota de 9.3. Além disso, ele foi o vencedor da primeira temporada do Cineclube Junta 7, que você pode conferir clicando aqui.

Considerado o filme mais injustiçado pelo Oscar, Um Sonho de Liberdade é baseado no conto “Rita Hayworth and Shawshank Redemption” e se passa em 1946 e conta a história de “Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela.

Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais.

Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição”. Via Adoro Cinema

Trailer: AQUI

The Green Mile (À Espera de Um Milagre – 1999)

04 - A Espera de um Milagre

Mais um sucesso da parceria entre Frank Darabont e Stephen King. A Espera de um Milagre também foi adaptado de um livro que leva o mesmo nome.

Narrado em flash-back, o filme se passa em 1935 “no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que tem John Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros.

Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso”. Via Adoro Cinema.

Trailer: AQUI

Sentiu falta de algum filme nesta lista? Deixa aí nos comentários 🙂


Este post só foi possível com a ajuda da André Cabrero e outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui.

Comentários

comentário(s)