Ao consumidor, as batatas

Navegar por...

Em 1892, Machado de Assis lançou em livro o romance Quincas Borba, lançado originalmente como folhetim entre 1886 e 1891. No livro, ele conta a história de Rubião. Ele é um professor que se torna rico de uma hora para outra ao receber uma herança deixada pelo filósofo Quincas Borba, criador de uma filosofia chamada Humanitismo.

Após receber a herança, Rubião se deslumbra com a fortuna para, no fim da livro, acabar sendo traído por um casal de amigos, que rouba sua fortuna. No final da vida, já pobre e doente, ele relembra um ensinamento de Quincas Borba, que sintetiza o Humanitismo.

Em resumo, como diz Terra Educação: para explicar sua teoria, o filósofo evoca uma história sobre duas tribos famintas diante de um campo de batatas, suficientes apenas para alimentar um dos grupos. Com as energias repostas, os vencedores podem transpor as montanhas e chegar a um campo onde há uma grande quantidade de batatas.

Para terminar, o argumento final de Quincas Borba é: Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

1498045717_148849_1498051399_noticia_normal

Machado de Assis, autor do romance

E pode não parecer, mas batata é uma coisa bem séria. Séria a ponto de ser a arma de uma disputa entre duas redes rivais de fast foods. É bom comum ver brigas entre Burger King e McDonald’s. E nesta Black Frifay, não seria diferente.

Para chamar mais a atenção dos consumidores, ambos apostam em suas batatas para conseguir tal fato e, consequentemente, mais lucro.

Quem fez o primeiro movimento neste jogo de xadrez mercadológico foi o McDonald’s. A iniciativa da rede do palhaço foi criar a Black FryDay (trocadilho com Black Friday, tradicional dia de baixos preços). Ao fazer esse jogo de palavras com Fry (frito em inglês), o Mc anunciou um refil de batata frita.

A promoção funciona da seguinte maneira: quem comprar McFritas no tamanho médio, sendo avulsas ou no combo, receberá uma embalagem especial com o verso preto. Ela que dá o direito a ser trocada por um refil médio de batatas até sábado, dia 25/11.

A ofensiva do McDonald's

A ofensiva do McDonald’s

E se você achou que o Rei ficaria sem dar uma resposta, está fortemente enganado. Não só veio, como veio em quantidade.

Para quem prefere o Burger King, não tem refil. O que tem é um baldinho de batata frita. Se você frequente a rede, já os viu postos acima da estação onde a cozinha deposita o lanche para os atendentes.

Para conseguir o seu, o consumidor deve adquirir um desses três combos: Whopper, Cheddar Duplo ou Duplo Bacon. Nestes três, ao invés da porção comum, virá o baldinho. E para a felicidade de todos, a promoção vai até o próximo dia 30 de novembro, quinta-feira que vem.

A resposta do Burger King

A resposta do Burger King

Infelizmente, não são todas as das redes que vão aderir a essas promoções. Você pode consultar a disponibilidade nos sites oficial do McDonald’s e do Burger King.


Este post só foi possível com a ajuda de Marilene Melo e muitas outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui.

Comentários

comentário(s)