Crítica: Brotherhood – Final Fantasy XV Episódio 4 “Bittersweet Memories”

Navegar por...

Chegamos ao penúltimo episódio da série animada de 5 episódios de Brotherhood: Final Fantasy XV. Penúltimo episódio do que será publicado no YouTube, já que a Square-Enix anunciou que a série terá um sexto episódio na edição de colecionador, focando a atenção da trama em Lunafreya.

A edição de colecionador que virá com o sexto episódio do anime Brotherhood: Final Fantasy XV

A edição de colecionador (Ultimate Collector’s Edition) que virá com o sexto episódio do anime Brotherhood: Final Fantasy XV

Seguindo a mesma temática dos episódios anteriores, Bittersweet Memories (do inglês, “Memórias Agridoces”) foca no quarto membro do grupo de amigos de Noctis: Ignis Scientia. O aprofundamento no personagem é um pouco vago. Conhecemos sua influência na vida de Noctis, e um pouco de sua relação com o jovem principe. Mas não foge muito disso.

Ignis não demonstra emoção nenhuma. Sem surpresa, sem alegria, sem tristeza. Mesmo tom de voz, sério e um pouco desanimado. Isso passa um pouco a impressão de que ele faz o que faz por ter um senso de obrigação e responsabilidade, tentando sempre passar esse sentimento para Noctis, afim de que se torne um bom rei.

Noctis e Ignis jantando juntos, no passado

Noctis e Ignis jantando juntos, no passado

Mas isso faz com que sua relação pareça fria. Se não fosse pelo doce que ele sempre tenta fazer para Noctis, seríamos incapazes de dizer se ele faz de bom grado ou se é forçado pelo seu emprego. O que deixa a dúvida: é um mordomo? Secretário? Assistente? O episódio falha em responder perguntas básicas sobre Ignis, mas reforça o elo entre Noctis e os outros dois amigos. Os dois estão bastante presentes no episódio e demonstram entender melhor o personagem do que Ignis, que aparentemente o conhece a mais tempo.

A presença de Gladiolus e Prompto, bem como suas relações com Noctis parecem naturais e fluídas, fazem Ignis parecer ainda mais frio e forçado na presença de Noctis. É difícil vê-lo como um amigo, e sim como um empregado. Se você forçar um pouco a vista, podemos sugerir que ele seja uma figura materna ou paterna para Noctis. Sempre aparecendo para arrumar sua bagunça, tentando fazê-lo entender suas responsabilidades e tentando cozinhar a melhor sobremesa possível. Mas dentre os outros dois, Ignis é o que conhece Noctis a mais tempo e é o que tem o relacionamento mais distante e frio.

Ignis nunca parece feliz enquanto está fazendo algo para Noctis

Ignis nunca parece feliz enquanto está fazendo algo para Noctis

O episódio tem título de Memórias Agridoces, fazendo alusão ao termo bittersweet em inglês. Utilizado para quando situações ou lembranças são boas, mas o mesmo tempo tristes, deixando um gosto amargo na boca, como algo agridoce ou um doce azedinho. O episódio e as lembranças de Ignis não deixam doce amargo, azedo, doce ou salgado na boca. As memórias não deixam gosto algum.

Agora que assistimos aos episódios de cada amigo e sabemos que o sexto será sobre Luna, resta a curiosidade sobre o próximo episódio. Será que continuará a história do primeiro episódio, afinal não parece que a série está sendo linear. Ou falaremos sobre Noctis? Vamos aguardar!

Gentiana e Lunafreya em imagens promocionais do game. Elas também apareceram no segundo episódio do anime

Gentiana e Lunafreya em imagens promocionais do game. Elas também apareceram no segundo episódio do anime

No final do mês de agosto, o Junta 7 publicará  a crítica sobre o filme da série, Kingsglaive Final Fantasy XV. Vale lembrar que o game foi infelizmente adiado. A data de lançamento, que havia sido confirmado pela produtora em evento especial para o game, era 30 de setembro. Mas, para evitar patches de primeiro dia para usuários sem acesso à internet, o game foi adiado para 29 de novembro. O projeto do game foi anunciado 10 anos atrás, na época chamado de Final Fantasy Versus XIII. De 2006 para final de 2016, esperamos que o game faça valer tanta expectativa.

Post escrito por Carol Santos
Twitter | Facebook | Instagram | Site

Brotherhood: Final Fantasy XV Episódio 4

Gratuito
Brotherhood: Final Fantasy XV Episódio 4
6

Enredo

8/10

    Personagens

    7/10

      Desenvolvimento

      4/10

        Animação

        5/10

          Som

          6/10

            Pros

            • Presença de Gladiolus e Prompto salvam o episódio
            • Aprofundamento na vida
            • Aprofundamento sobre como Noctis se preocupa com o pai

            Cons

            • Falta de aprofundamento
            • Relacionamento frio, distante e confuso entre os personagens principais do episódio
            • Ignis como um todo

            Comentários

            comentário(s)