Crítica: Overwatch é exatamente tão bom quanto parece

Navegar por...

Conheça Overwatch

Overwatch é um jogo de tiro disponível para PC, Xbox One e Playstation 4 desenvolvido pela produtora de jogos Blizzard e lançado em maio de 2016. A história de Overwatch se passa no planeta Terra, em um futuro que a Blizzard considera próximo. É estimado que Overwatch lucrou $269 milhões apenas no mês de março e desbancou League of Legends como jogo mais popular da Coréia do Sul.

A fórmula de Overwatch é simples e conhecida: dois times com seis participantes cada cujas metas são proteger um carregamento, capturar uma área ou destruir o time adversário. O que torna Overwatch único é tudo aquilo que o cerca. Confira abaixo o que achamos desse jogo!


Play of the Game (Jogada da Partida) minha, como Tracer
Gameplay meu de Overwatch, da Blizzard

Ótimo gameplay

Entenda que não sou PC gamer e não me interesso por jogos de tiro. Ocasionalmente jogo games como Uncharted e Tomb Raider, cujo aspecto puzzle e aventura é muito mais presente que os tiros. Mesmo assim, mesmo com esse desinteresse e jogando em um console (notório em dificultar games de tiro), o gameplay de Overwatch brilha como uma pérola.

Existem dificuldades técnicas, mas qualquer usuário pode rapidamente aprender a jogabilidade. Cada personagem tem habilidades diferentes acessíveis pelos mesmos botões de outros personagens, mas eles são tão únicos e você fica tão imerso que é impossível se confundir. É altamente recomendado que você jogue os três tutoriais do game antes de adentrar uma partida online, mas a curva de aprendizado é rápida e deliciosa.

Gameplay de Overwath, utilizando a personagem Tracer

Gameplay de Overwath, utilizando a personagem Tracer

Personagens incríveis e únicos

Overwatch se orgulha em ter personagens únicos e de áreas completamente diferentes do globo. Japão, Estados Unidos, Egito, Reino Unido, Austrália, China, Suécia, França, Coréia do Sul, Alemanha, Rússia, Brasil, Suíça, Índia e Nepal são as nacionalidades dos 22 personagens jogáveis do jogo.

Cada personagem adentra uma das quatro categorias de jogabilidade: ofensivo, defensivo, tank e suporte. Apesar das categorias, cada personagem tem uma jogabilidade única e pode apresentar facilidades diferentes ao adentrarem uma partida. Por exemplo, enquanto Widowmaker é uma sniper furtiva, Junkrat usa explosivos e lança foguetes, mas ambos personagens se enquadram na categoria de defesa.

Além do fator jogabilidade e nacionalidade, também existe o personalidade. Os personagens são únicos neste quesito também, sendo extremamente destoante um dos outros. Widowmaker é cruel e fria, enquanto sua rival Tracer é alegre e simpática. Confrontos de interesse e choques de personalidades são um tempero ótimo para a imersão do jogo: você realmente acredita que aqueles personagens estão brigando.

Widowmaker e Tracer em um dos vídeos promocionais que a Blizzard preparou para Overwatch

Widowmaker e Tracer em um dos vídeos promocionais que a Blizzard preparou para Overwatch

Tudo é lindo

Overwatch conta com 12 mapas, um mais lindo que o outro. São tão diversificados e detalhados que não ficam cansativos. Além disso, são lindos. O cenário do Japão, com árvores de cerejeira floridas é o mais notório e famoso do game. Mas acredito que seja interessante para a Blizzard adicionar novas futuras opções de mapas nos próximos DLCs.

As skins e sprays que você pode conquistar em suas loot boxes (itens que você recebe a cada evolução, ou comprando as caixas) são igualmente lindos. Não são apenas mudança de cores, como muitos games fizeram durante anos. E sim roupas completamente diferentes uma das outras. Seria interessante, no futuro, poder customizar mais. Um chapéu daqui com uma calça dalí. Seria interessante principalmente quando Overwatch adentrar o mundo dos eSports.

Um dos mais belos mapas de Overwatch: Hanamura, Japão

Um dos mais belos mapas de Overwatch: Hanamura, Japão

Satisfação

Overwatch tem um diferencial Play of the Game (Jogada da Partida). O termo ficou tão popular que se tornou memes em outros meios, como até Game of Thrones. O Play of the Game é aquele jogador que se destacou na partida. Ao final da partida, todos os 12 jogadores assistem um replay do melhor momento do Play of the Game, exibindo o nome do jogador e qual personagem usou.

Além disso, os jogadores podem votar dentre quatro players, qual foi o que jogou melhor, também ao fim da partida. Mesmo você perdendo o jogo, existe uma enorme satisfação de votar e ser votado o melhor jogador, gerando uma energia positiva e até um sentimento de camaradagem entre os jogadores. Diversas vezes votei em alguém do meu time rival como destaque.


Play of the Game (Jogada da Partida) minha, como D.Va

Modo história faz falta

Overwatch tem como carta na manga personagens ricos e interessantes. Todos tem uma história por trás e todo o mundo de Overwatch tem um porquê de ser, mas não somos apresentados a fundo à essa história. Durante a apresentação inicial do game, temos uma breve explicação que lembra até a introdução do filme Os Incríveis, mas pouco é revelado sobre o mundo.

Muitos jogos multiplayer de lutas, como Tekken, não deixam de ter um modo história só porque são centrados no multiplayer. Então o fato do jogo ser focado no online não é justificativa. Fez falta.

Widowmaker e Tracer em um dos vídeos promocionais que a Blizzard preparou para Overwatch

Tracer e Widowmaker em um dos vídeos promocionais que a Blizzard preparou para Overwatch

Veredito

Enquanto muitos podem chamá-lo de Overpriced ou Overhyped, Overwatch é sim um jogo sensacional e, talvez, o melhor jogo lançado de 2016. Overwatch é uma obra de arte em termos de design, e apesar da falta de oportunidade de se jogar sozinho num modo campanha, Overwatch não decepciona. Super recomendamos que você compre esse jogo, apesar do preço caro no Brasil. Vamos deixar abaixo da nota algumas opções de compra.

Uma das skins de D.Va em Overwatch

Uma das skins de D.Va em Overwatch

Post escrito por Carol Santos
Twitter | Facebook | Instagram | Site

Overwatch

Até 249,90
Overwatch
9,6

Jogabilidade

10/10

    Personagens

    10/10

      Gráficos

      9/10

        Som

        9/10

          Imersão

          10/10

            Pros

            • Personagens incríveis e únicos
            • Cenários lindos
            • Habilidades versáteis

            Cons

            • Faz falta um modo história
            • Muito caro

            Comentários

            comentário(s)