Entenda as categorias técnicas do Oscar

Navegar por...

A cada novo dia, a ansiedade aumenta para os amantes da sétima arte. No próximo domingo, acontece mais uma edição do Oscar. Após um mês de maratona, na tentativa de ver todos os 60 indicados, saberemos quem são os melhores do ano.

Uma coisa legal de se dizer é que essa prática tem se tornado cada vez mais recorrente. A cada premiação, novas pessoas entram de cabeça para o mundo da cinefilia. Por mais trabalhoso que possa ser encontrar alguns dos títulos concorrentes, o resultado sempre acaba sendo satisfatório.

Só que nem sempre o Oscar se mostra alguma coisa simples. Tudo bem que nas categorias mais nobres, o desfecho é mais simples. Premia-se aqueles que se destacaram por atuação, direção, filme, documentário, figurino, maquiagem, música e por aí vai. Até aí, tudo ok. O “problema” é quando chegamos nas categorias técnicas.

Quer saber nossas apostas? Clique aqui

Como o próprio nome diz, eles tem de se destacar em aspectos que podem passar desapercebidos pelo grande público, mas isso é coisa que muda conforme o espectador vai aguçando sua perceptividade no mundo do cinema.

Na tentativa de desdar esse nó sobre as categorias técnicas do Oscar, fizemos um apanhado, explicando mais ou menos como eles funcionam e o que é levado em consideração para sua premiação. Vamos lá:

Edição de som

Filmes indicados nas categorias Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som

Filmes indicados nas categorias Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som: Blade Runner 2049, A Forma da Água, Star Wars – Os Últimos Jedi, Dunkirk e Ritmo de Fuga

Talvez o grande ponto de interrogação na cabeça da galera em relação as categorias do Oscar, o que diz respeito a categorias de som seja o maior deles. Tanto edição, quanto mixagem de som são semelhantes, mas tem uma finalidade bem diferente.

Na Edição de Som, falando de forma resumida, diz respeito a o que você vai ouvir no filme.O editor de som é o responsável por decidir quais serão os muitos efeitos sonoros que serão inseridos no filme.

Apesar de gravados juntos com as cenas, é comum acontecer a inserção dos efeitos na pós-produção. Armas disparando, explosão, vento, passos, palmas, som ambientes, barulhos de objetos sendo manuseados e por aí vai.

Mixagem de Som

Se na edição é o que vai se ouvir, na mixagem é como você vai ouvir. É esta parte da produção onde é definidos a maneira que os efeitos serão trazidos para a tela, atrelando-os com falas dos personagens e trilha sonora.

Mais alto, mais baixo, sobreposto por uma trilha e podendo ter significado para a cena. Um efeito exibido de uma maneira correta pode, por exemplo, dizer muito sobre o estado de espírito do personagem naquela cena, aumentando ainda mais a imersão da experiência cinematográfica.

Direção de Arte

Filmes indicados na categoria Melhor Direção de Arte

Filmes indicados na categoria Melhor Direção de Arte: A Bela e a Fera, Dunkirk, Blade Runner 2049, O Destino de uma Nação e A Forma da Água

Quem comanda esta categoria é o Diretor de Arte. Ele é a figura responsável por criar e executar a concepção artística do filme, a estética do projeto. Tudo é combinado da melhor maneira possível a ser exibido em tela, para dar veracidade àquilo que se propõe trabalhar no filme

No filme, isso é feito por uma equipe que é formada por outros diversos profissionais, como figurinista, maquiador, cenógrafo, designer de produção, produtor de arte, produtor de objetos e outras áreas especializadas.

Melhor Fotografia

Filmes indicados a Melhor Fotografia: Blade Runner 2049, Dunkirk, O Destino de uma Nação, A Forma da Água e Mudbound

Filmes indicados na Melhor Fotografia: Blade Runner 2049, Dunkirk, O Destino de uma Nação, A Forma da Água e Mudbound

O Diretor de Fotografia é uma das pessoas mais importantes para a produção de um filme. Ele é o responsável por pensar em quase tudo, desde a locação onde a cena será passada a até o movimento que a câmera irá realizar.

Junto do diretor, ele também é responsável por iluminação e enquadramento de cada cena. De acordo com o Blog Seleções, “Ganha aquele que melhor transpõe para a telona as exigências do roteiro, seja em cores, seja em preto e branco“.

Melhor Edição

Filmes indicados na categoria Melhor Edição: Três Anúncios Para um Crime, Dunkirk, A Forma da Água, Ritmo de Fuga e Eu, Tonya

Filmes indicados na categoria Melhor Edição: Três Anúncios Para um Crime, Dunkirk, A Forma da Água, Ritmo de Fuga e Eu, Tonya

Sabe a sequência bonitinha que você vê exibida durante o filme? Então, ela não foi gravada assim. É comum filmes serem gravados de forma não contínua, ou seja, fora da linha temporal apresentada. Pode ser que a última cena tenha sido a primeira a ser gravada. E é aqui que entram os editores.

Os editores são os responsáveis por pegar todo o material que foi gravado e transformar no filme que o diretor fez. Eles pegam as partes e transformam em um todo. E cada filme tem um grau de dificuldade para isso. Filmes de guerra, por exemplo, deve dar um senhor trabalho para deixar tudo bonitinho.

Além disso, eles ainda por excluírem coisas que foram gravadas mas, no fim, não teriam tanta utilidade assim para a trama.

Melhores Efeitos Especiais

Filmes indicados na categoria Melhores Efeitos Especiais: Star Wars - Os Últimos Jedi, Guardiões da Galáxia 2, Blade Runner 2049, Planeta dos Macacos - A Guerra e Kong - A Ilha da Caveira

Filmes indicados na categoria Melhores Efeitos Especiais: Star Wars – Os Últimos Jedi, Guardiões da Galáxia 2, Blade Runner 2049, Planeta dos Macacos – A Guerra e Kong – A Ilha da Caveira

Quando se trata de efeitos especiais, a Academia por partir para duas direções. A primeira pode premiar os efeitos especiais que realmente foram concebidos. Aquele onde as coisas que acontecem em tela foram feitas sem o auxílio de computação gráfica. Explosões de carro, como em Mad Max – Estrada da Fúria ou criaturas fantásticas como era feitas nos antigos Star Wars são alguns exemplos.

Quando a realidade não permite esse tipo de ação, o CGI (Computer Graphic Imagery)entra em cena. Com o auxílio da computação gráfica, é possível se fazer qualquer coisa, desde criar uma pera que flutua, até chegar ao ponto de transformar um homem em um guaxinim. Veja o exemplo abaixo:


Este post só foi possível com a ajuda de Marilene Mello. Ela e muitas outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui

Comentários

comentário(s)