Fliperama | Age of Empires II (1999)

Navegar por...

Quem sempre conferiu games pelo computador na certa sempre teve alguns marcos da indústria a serem lembrados com nostalgia. Seja Counter Strike (lançado em 2000), passando por SimCity e The Sims até os clássicos Age of Empires e Age of Mithology. A coluna Fliperama, que lembra os clássicos do mundo dos games, traz a continuação de 1999, Age of Empires II: Age of Kings.

O game de estratégia em tempo real da Ensemble Studios em parceria com a Microsoft é continuação do sucesso de 1996, Age of Empires. Além da continuação de 99, a franquia ainda ganhou mais uma instância em 2005, Age of Empires III, e o spin-off Age of Mithology, de 2002.

Todas as três investidas do game foram um sucesso enorme, mas talvez a de 1999 seja a mais popular. Todo mundo já deve ter jogado o modo multplayer em rede ou então ter feito um rodízio com os amigos de escola para que cada um deles possa instalar o CD com o jogo no computador que tinham em casa (na maioria das vezes, um Windows 2000 ou XP que sofria para rodar o jogo).

age_of_empires_02

Age of Empires te colocava no controle de uma dentre 13 civilizações possíveis e te dava a missão de prosperar enquanto saía da Idade das Trevas rumo à modernidade, coletando recursos (comida, madeira, pedra e ouro) e criando um exército poderoso o suficiente para derrotar os inimigos.

Ele apresentava uma mecânica bastante intuitiva e inovadora para a época, era um game fácil de aprender a jogar, mas com boas doses de desafio graças à necessidade de traçar uma estratégia ao invés de sair atacando o primeiro soldadinho inimigo que ver pela frente.

O modo campanha mesclava de maneira inteligente fatos históricos com a proposta do game, te fazendo parte das histórias de William Wallace, Joanna D’Arc, Genghis Khan, Frederico Barbarossa, entre outros.

Talvez o que mais faz de Age of Empires um marco no mundo dos games é o fato de que nenhum outro game conseguiu replicar o sucesso dele nas mesmas proporções. É um jogo que une qualidade técnica com uma boa história e dose de inventividade que dificilmente se vê por aí.

Fica a pergunta: como seria um Age of Empires na atual geração de consoles e com toda a potência dos computadores atuais? Deixe seus comentários!

Enquanto isso, Age of Empires II está disponível na Steam numa edição remasterizada lançada em 2012 com suporte para Steam Workshop.


Este post só foi possível com a ajuda de Murilo Rosella. Ele e muitas outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui!

Comentários

comentário(s)