Fliperama| Biker Mice from Mars

Navegar por...

Quem cresceu durante os anos 90, sabe que a sexta-feira era dia de alugar fita de vídeo game na locadora. Até a segunda chegar, passávamos horas frente ao console, aproveitando ao máximo as novas “aquisições” daquela semana.

E o legal da experiência de alugas as fitas é que existia uma alta rotatividade de títulos que nós conhecíamos na época. Eu mesmo, apesar de morar numa cidade pequena e com poucas opções, sempre pegava títulos novos toda a semana. E foi assim que eu conheci o Biker Mice from Mars, para o Super Nintendo.

Dando continuidade ao quadro Fliperama, vamos conhecer um pouco mais sobre esse game, sucesso do ano de 1994.

04

Grease Pit (triciclo), Throttle (moto) e Dr. Karbunkle, na dianteira, durante uma das fases do jogo

Antes de entrarmos no jogo, é importante saber o contexto. Biker Mice from Mars surgiu originalmente como desenho animado, em 1993. Na história, que se passava em Marte, existia uma espécie de ratos antropomórficos que gostavam de motociclismo e tinham sociedade e cultura muito similares aos da raça humana.

Certo dia, todos eles foram dizimados pelos plutarkianos, uma raça alienígena de humanóides semelhantes a peixes, que exploravam outros planetas em busca de recursos naturais, já que eles esgotaram os existentes em seu planeta natal.

Três desses marciano, Throttle, Modo e Vinnie conseguiram fugir antes da destruição do planeta, mas sua nave acabou sendo atingida durante a fuga, vindo a cair no planeta terra, mais especificamente na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Lá eles e descobrem que os plutarkianos vieram à Terra para roubar seus recursos naturais, e também descobrem que o maior industrial de Chicago, Lawrence Limburger, é na verdade um plutarkiano que está disfarçado como humano.

Limburger conta com a ajuda de vilões, como o cientista louco Dr. Karbunkle e o estúpido Grease Pit para ajudá-lo a roubar os recursos naturais da Terra e enviá-los ao planeta Plutark.

Screenshot_2015-02-12-11-44-36

Personagens jogáveis em Biker Mice from Mars

Assim como Rock & Roll Racing, Biker Mice from Mars, que foi lançado pela Konami, também é um jogo de corrida, dividido em níveis. Para a disputa, você pode optar entre seis players, sendo três mocinho e três vilões. Do lado bom, você pode optar entre Throttle (rato caramelo), Modo (rato cinza) e Vinnie (rato branco). Pelo lados dos vilões, temos Grease Pit (triciclo), Dr. Karbunkle (inseto motorizado) e Lawrence Limburger (navezinha).

O curioso do game é que ele trabalhava com o conceito de projeção isométrica. O método é utilizado para representar visualmente objetos tridimensionais em duas dimensões, o que aumentava ainda mais a inserção do jogo. Por diversos momentos, você tem a sensação da terceira dimensão, apesar dele nunca abandonar a segunda.

Ao longo do game, você compete contra os adversários em cinco fases, que iam tendo um aumento de dificuldade no decorrer do jogo. Por exemplo, a imagem de destaque deste post, The Maze, é como se fosse uma corrida realizada em uma grande mansão abandonada.

A primeira que aparece neste texto corresponde à primeira fase do jogo, Square Town, que se passa em uma cidade parcialmente destruída. Ainda temos Midsea Island, que se passa na praia, Jumpinh Square, que se assemelha a uma pista de motocross e Moon Base, uma cidade mais futurista.

Apesar do intuito do game ser corrida, é claro que a destruição entre players estava presente. A cada volta, o jogador ganhava um bônus aleatório para atrapalhar os adversários. Entre eles, você podia ganhar dinheiro, invulnerabilidade, aceleração de óxido nitroso, que deixava o personagem mais rápido que os demais ou um terremoto que reduz a velocidade dos adversário.

Além disso, existia a possibilidade de atirar diretamente contra o inimigo. A maioria apresentava mísseis ou minas terrestres, que disparados ou deixados pela pista ao decorrer da corrida. Porém um se destacava dos demais. O “especial” lançado pelo veículo do Dr. Karbunkle transformava o adversário, por uma pequena fração de tempo, no personagem Fred, um monstrengo que auxiliava o cientista.

Ao término de cada corrida, ao acumular fundos, você podia incrementar o seu veículo, dando upgrades em motor, os pneus, armadura e as armas. Para isso, você frequentava a garagem Last Chance, comandada por Charlene “Charley” Davidson, a única mulher presente, tanto no jogo, quanto no desenho animado.

E tem algum jogo que você tem curiosidade de saber a história? Deixa aí nos comentários. E o que você achou de Biker Mice from Mars? Se já jogou, divide com a gente como foi a experiência 🙂


Este post só foi possível com a ajuda de André Cabrero e  outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui.

Comentários

comentário(s)