Gucci usa sci-fi para divulgar linha outono/inverno

Navegar por...

Pode ser estranho começar um texto da editoria de moda assim, mas você já assistiu Stranger Things? Para quem não conhece, ela é uma série lançada no ano passado pela Netflix em 2016 e trabalha muito a questão da ficção científica em seu roteiro.

O que se sabe é que a série foi um sucesso praticamente instantâneo. Tanto a série em si, quanto os personagens, acabaram caindo no gosto popular. E não a toa que ela ganhou uma segunda temporada, que chega ao serviço de streaming em outubro.

Dentre todos os elementos que fizeram da série o que ela é, penso que as referências foram um ponto determinante para que grande parte do público se interessasse por Stranger Things. E como a série tem referência

Citando apenas alguns casos, vemos elementos de filmes, como Alien, Poltergeist, E.T. – O Extraterrestre, Conta Comigo, O Labirinto do Fauno e por aí vai. Isso sem contar referências à HQ X-Men #134, à J.R.R. Tolkien, através de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Alé, é claro, do tabuleiro Ouija, que ganhou uma adaptação na série.

stranger-things-1-1200x605

Cena de Stranger Things

E toda essa volta para chegarmos até o ponto central do post. É cada vez mais comum o mundo pop se tornar referência para algo. Seja dentro dele mesmo, como é o caso de Stranger Things, ou até mesmo para fora, como é o caso do mundo da moda.

Algumas empresas usam isso para lançar linhas, como a Hot Topic que lançou uma inspirada no filme da Mulher Maravilha, que foi sucesso nas telonas. Outras empresas apostam nisso, mas de forma indireta, como aconteceu com a Gucci.

Como acontece todo ano, a gigante italiana da moda, desta vez, alcançou o coração dos nerds, pelo menos no pano de fundo. A campanha, intitulada “Gucci and Beyond“, é assinada por02. Ela trabalha (muito bem) com elementos do universo sci-fi dos anos de 1950 e 1960.

Nas imagens, é possível fazer uma brincadeira de caça às referências. De forma mais explícita, é possível ver elementos de Star Wars, principalmente no vídeo de divulgação, além de várias outras de Star Trek.

Ainda temos referências de outras produções. Entre elas, temos Perdidos no Espaço, O Elo Perdido, Terra de Gigantes e Viagem ao Fundo do Mar. Isso sem contar O Monstro da Lagoa Negra, uma das imagens mais interessantes da campanha.

Gucci and Beyond tem fotos de Glen Luchford e a direção de arte de Christopher Simmonds. A linha outono/inverno 2018 poderá ser vista na passarela em na passarela da edição de setembro da Semana de Moda de Nova York.


Este post só foi possível com a ajuda de Marilene Melo e muitas outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui.

Comentários

comentário(s)