Inumanos é desastrosa, apesar do potencial

Navegar por...

Eu me propus a assistir um grande número de séries novas dessa Fall Season. Por mais horrendas que elas possam parecer, chega uma hora em que você aceita que pior que está não fica e acaba curtindo uma série ou outra de qualidade duvidosa.

Nas últimas semanas, vi os episódios piloto de The Orville, Star Trek: Discovery, Me, Myself & I, Philip K. Dick’s Electric Dreams, Young Sheldon, The Brave, The Deuce e The Mayor. A maioria boa, outras bem ruins, como The Mayor.

Nenhuma tão ruim como Inumanos.

A série, baseada nos personagens da Marvel criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1965, acompanha Raio Negro (Anson Mount), o Rei dos Inumanos, uma raça dotada de poderes especiais que vivem na Lua, longe do conhecimento dos humanos. Raio Negro começa a ter seu governo ameaçado com a insistência de Maximus (Iwan Rheon), seu irmão, que a sua raça deve ir para a Terra, uma vez que a Lua não oferece mais segurança aos inumanos.

Inumanos já começou errada. O projeto foi anunciado em 2014 como filme integrante do MCU com estreia prevista para 2019. Por motivos que desconheço, o projeto de filme foi cancelado e os personagens ficaram no limbo até ser anunciado uma série com eles pela ABC, mesmo canal responsável por Marvel’s Agents of SHIELD e Agent Carter.

Iwan Rheon

Iwan Rheon

Inumanos não iria ser rebaixado para a TV sem antes tirar uma lasquinha do cinema que seria sua casa original. Os dois primeiros episódios da série foram filmados em IMAX e seriam exibidos por tempo limitado em cinemas selecionados.

E é aí que a afirmação que a série já começou errada começa a ficar ainda mais evidente. Inumanos prometia ser um show de efeitos especiais e um primor no design de produção, afinal, estamos falando de IMAX, até os poros dos atores ficam mais bonitos com IMAX. Coisa que a série não conseguiu cumprir.

Muitos comentaram que o design dos figurinos e a ambientação da série tem cara de pornô vagabundo. Não é pra tanto, mas tá quase. Inumanos apresenta em seus primeiros episódios uma construção de universo genérica, porcamente inspirada e desinteressante.

Absolutamente nenhum aspecto visual da série chama a atenção, nem mesmo Dentinho, mascote da Família Real, que fica resumido em um buldogue gigante tirado dos filmes B do Syfy. E nem é culpa de orçamento de TV aberta, CW faz um trabalho excelente com as séries do Arrowverse, nada de excepcional, claro, mas Greg Berlanti e seus amigos fazem mágica com o orçamento que tem.

Serinda Swan e Iwan Rheon

Serinda Swan e Iwan Rheon

Não bastasse a péssima qualidade do visual da série, o roteiro pouco faz em tentar dar forma ao universo Inumanos. As regras do jogo não são bem explicadas, sabe-se quem é quem mais por conhecimento prévio dos quadrinhos do que por devida apresentação dos personagens. Isso é um erro grave para uma série que está começando, ela precisa convencer e apresentar as regras da mesa para o público, Inumanos não faz isso e quando tenta fazer, falha miseravelmente.

Os atores fazem o que podem com o roteiro raso e preguiçoso dos primeiros episódios, Rheon e Serinda Swan (Medusa, a Rainha dos Inumanos) são os que mais despontam no quesito atuação, embora não tenham muito o que fazer. Mount, no papel do protagonista Raio Negro que, por conta dos seus poderes, não pode falar, é chato e não provoca identificação nenhuma. O personagem de Rheon, justamente o antagonista, é o que mais cativa.

A verdade é que Inumanos tem potencial para fazer bonito, resta apenas encontrar o tom certo. O que foi mostrado nesses episódios foi um desastre, que fique claro, mas dá para melhorar, resta saber se a série terá oportunidade.

Inumanos não apenas começou errada como nasceu praticamente morta, sendo exibida numa sexta-feira, um horário morto na TV americana, e batendo 3.8 milhões de espectadores. Espera-se que a série tenha algum poder especial na manga para reverter esse quadro desastroso.

Está gostando de Inumanos? Deixe seus comentários!


Este post só foi possível com a ajuda de Murilo Rosella e outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui.

Comentários

comentário(s)