Manda que eu escuto #16 – Brooklyn Duo

Navegar por...

Quando fiz a crítica do CD da Bruna Viola, lembro de ter comentado como o Youtube é uma ferramenta fantástica para a gente descobrir novos talentos. E o personagem de hoje também veio de lá. Quebrando as regras do Manda que eu escuto, a escolha de hoje não foi nenhuma recomendação. É um gosto pessoal.

Por diversas vezes, disse que no blog que sou fã de música clássica. Desde as obras de Giacomo Puccini, passando pela voz de Andrea Bocelli, até chegar na nova geração, como os meninos do Il Volo. É um estilo musical que, ao mesmo tempo que me dá paz, gera uma inquietação quando determinadas obras são tocadas. Me apaixonei por isso por conta dos desenhos animados e vou com ela até o fim.

Infelizmente, não é todo mundo que gosta ou tem paciência de sentar e apreciar este estilo, tal qual acontece com musicais, por exemplo. Por isso, é sempre bacana exaltar trabalhos que conseguem unir isso com outras coisas. E o Brooklyn Duo, personagem do Manda que eu escuto desta semana, faz isso lindamente.

Vamos conhecer um pouco sobre eles?

Marnie Laird e Patrick Laird, o casal Brooklyn Duo

O Brooklyn Duo é formado pelo casal Marnie Laird e Patrick Laird. Ela é canadense e mestra em piano solo pela Universidade da Colúmbia Britânica e piano colaborativo pela Escola Juilliard. Ele é violoncelista e compositor, bacharel em música da Eastman School of Music.

A história do casal começou em 2006. Marnie e Patrick conheceram-se enquanto frequentavam o Kneisel Hall Chamber Music Festival, no estado americano do Maine, ainda na graduação. O casamento veio mais tarde, no ano de 2012.

A carreira musical de ambos começou logo após o termino de suas respectivas faculdades. Marnie atuava como pianista independente em Nova York, enquanto Patrick já atuava no mundo da música, uma vez que ele é membro fundador do Break of Reality, um grupo de cello-rock, com uma premissa bastante semelhante a do Brookly Duo.

O duo em si começou suas atividades no ano de 2014. Naquela oportunidade, eles lançaram dois cover de cantores de grande expressão, sendo “All of Me”, de John Legend, uma delas. A outra, e de maior repercussão, foi a música “Empire”, da cantora colombiana Shakira. E foi ela que acabou dando uma grande ajuda para o duo.

Ao descobrir o cover, a cantora tuitou sobre eles, dizendo “We’ve loving Brooklyn Duo’s piano / cello cover of ! Great work guys“. E o boom foi quase de imediato. Este vídeo, em questão, já tem quase 600 mil visualizações no Youtube. Ao todo, o canal deles já tem mais de 60 milhões de visualizações, além de 435 mil inscritos.

20117114_10212808773512422_8084269921530774707_o

O mais legal na forma de atuar do Brooklyn Duo é saber trabalhar com músicas dos mais diversos estilos e trazê-las para o contexto do clássico. Além dos já citados John Legend e Shakira, é possível encontrar covers de outros artistas, como Adele, A-ha, Taylor Swift e Ed Sheeran. Eles ainda tem versões de filmes, como La La Land e A Bela e a Fera, que tem a participação especial de Annelise van der Pol, conhecida por ser a Chelsea, de As Visões da Raven.

Mas engana-se aquele que só de “pop” vive o Brooklyn Duo. No ano passado eles lançaram um segundo canal no Youtube, o Brooklyn Classical. Ao contrário do principal, o ideal deste é trabalhar apenas com a música clássica, da forma mais pura possível, levado o estilo para uma audiência maior. Entre os vídeos já postados, temos músicas, entre outros compositores, de Beethoven e Brahms.

– TOP 3 –

A-ha – Take On Me at Carnegie Hall

Este foi o primeiro vídeo que vi do Brooklyn Duo. Desde que a música “Take on Me”, do grupo norueguês A-ha tocou em La La Land, eu devo ter ouvido-a uma centena de vezes. E na andança por versões alternativas da música, acabei chegando nesta versão, que é simplesmente fantástica.

Sia – Chandelier

Sia é só mais um nome na vasta lista de covers que o Brooklyn Duo possui. A versão original da música já apresenta uma pegada um tanto quanto mais densa, que só aumenta no dueto de piano e violoncelo.

Beauty and the Beast ft. Annelise van der Pol

Esta foi escolhida por ser um ponto fora da curva. Normalmente, os covers do Brooklyn Duo contam apenas com a instrumentação, principalmente do cello e do piano. Se não me engano, esta foi a única faixa cantada que eles já apresentaram no canal. E a escolha foi muito bem acertada, já que Annelise possui uma linda voz.


Já conhecia o trabalho do Brooklyn Duo? Deixe nos comentários o que você achou da dica e acompanhe o casal no Spotify;

E a coluna “Manda que eu escuto” não sobrevive sem o seu comentário! Qual a sua sugestão musical para aparecer na coluna? Você também pode enviar um e-mail para juntacast@gmail.com. Manda que eu escuto, sim!


Este post só foi possível com a ajuda de Marilene Melo e muitas outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui.

Comentários

comentário(s)