‘Mesmo que Mude’, do Bidê ou Balde, vira livro ilustrado

Navegar por...

De todos os especiais que a MTV Brasil lançou, creio que o Acústico MTV foi o de maior destaque. No ar de 1991 até 2002, o Acústico rendeu os mais espetaculares shows para o fã da boa música. Sua estreia aconteceu com Barão Vermelho e a despedida foi com Arnaldo Antunes.

Pelos palcos do programa, o espectador foi brindado com os mais diversos estilos musicais. Nele, foi possível ver o rock do Titãs, o pagode do Art Popular, o samba do Zeca Pagodinho, o pop de Sandy e Junior, o romântico de Roberto Carlos e por aí vamos.

Dentre todos os shows, um me chamou a atenção na época. Foi a primeira e única que um acústico receberia, no mesmo espetáculo, quatro bandas distintas. Esse foi o Acústico MTV Bandas Gaúchas. Gravado e lançado em 2005, pela Sony BMG Music Entertainment, o espetáculo teve produção de Paul Ralphes e reuniu Cachorro Grande, Ultramen,  Wander Wildner (ex-líder dos Replicantes) e Bidê ou Balde.

Cada qual com sua particularidade, penso que esse show projetou a todos de forma nacional. Pelo menos foi assim que eu os conheci. Cada um apresentou, ao todo, cinco canções, totalizando as 20 do álbum.

Bidê ou Balde, na época do Acústico Bandas Gaúchas

Bidê ou Balde, na época do Acústico Bandas Gaúchas

Dos quatro que se apresentara, naquele show, Bidê ou Balde foi o estilo que mais me agradou. A minha música predileta foi Melissa, que teve a participação de Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, no palco. O tempo passou e outra música apresentada naquele show ganhou novos ares. Mesmo que Mude é a faixa em questão.

Ela foi composta por Carlinhos Carneiro e Rodrigo Pilla e distribuída no álbum É Preciso Dar Vazão aos Sentimentos, lançado pelo Bidê ou Balde em 2004. Este foi o terceiro CD da banda Gaúcha. E surpresa minha foi quando descobri que Mesmo que Mude será lançada em forma de livro ilustrado.

O livro faz parte da coleção MúsicaLivro e será lançado pela Editora Edibook. Ele é baseado na música e também leva a assinatura da dupla Carlinhos Carneiro e Rodrigo Pilla. A letra da canção se faz presente no produto, que ainda ganhou desenhos pela pela mão do ilustrador Marcel Trindade.

ilustração

Uma das ilustrações do livro. (Arte: Marcel Trindade)

Além do livro ilustrado, os fãs da banda ainda contam com mais uma novidade relacionada. A canção ainda ganhou uma regravação especial para este material. Ela foi feita por Carlinhos Carneiro, vocalista da Bidê ou Balde, junto de Bibiana Petek.

Com produção da Loop Reclame, o CD com a música está no final do encarte do livro. Além disso, o disco contará com uma versão instrumental com a ideia de que as crianças possam cantar enquanto acompanham o livro.

Apesar do traçado chamar a atenção do público infantil, Mesmo que Mude é uma canção linda e o material pode ser curtido tanto por filhos, quanto por pais. É uma oportunidade ideal para essa passagem de conhecimento musical entre gerações diferentes.

A regravação já está disponível nas plataformas digitais.


Este post só foi possível com a ajuda de Marilene Melo e outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui.

Comentários

comentário(s)