O melhor de dois mundos – 11 títulos sobre esporte

Navegar por...

Acho que é do conhecimento de todos o quão maravilhoso e pouco explorado que o cérebro humano é. A capacidade que ele tem de atuar mediante pequenos gatilhos mentais. Às vezes, uma coisa que a muito estava esquecida, volta à tona em um piscar de olhos.

Claro que isso pode gerar sentimentos ruins, afinal de contas, vivemos os dois lados de uma mesma moeda. Mas, por sorte, o gatilho mental me despertou a ideia de um texto. Há muito eu tive a ideia de fazer esse post, mas ao melhor estilo Chapolin Colorado, na base do “eu vooooou“, acabei me esquecendo. Mas hoje não. E tudo graças a uma propaganda.

Quando entrei no Junta 7, há quase 4 anos, escrevia sobre esporte. O tempo passou e eu sofri calado esse conteúdo acabou ficando destoante do resto. Por causa disso, acabei indo explorar novas editorias, como a de cinema, que é o ponto central deste artigo.

Só que, vez ou outra, eu acabo tento a licença criativa de falar de esporte, atrelando-o a outros conteúdos, como fazer um texto sobre o NBA Playgrounds ou um sobre o PES 2017 Mobile. Eu mato uma saudade e ainda gero um conteúdo bacana para que curte coisas no estilo.

Pensando nisso, resolvi pegar a “experiência” que adquiri no ano passado, ao assistir 381 filmes em 1 ano e fazer uma lista de indicação para vocês. Como não é de se surpreender, uma boa parte dos títulos que vi tem o esporte como fio condutor. E tem coisa bem interessante no meio. Uns são engraçados, outros biográficos e por aí vai.

A lista está disposta de forma cronológica, sem ser necessariamente a minha ordem de predileção. Além disso, é capaz de alguém se indagar: “mas e tal filme”? Amigo, das duas, uma. Ou eu não vi ainda, ou eu não gostei. Te muito filme do universo esportivo que eu vou assistir com a expectativa lá no alto e, vez ou outra, quebro a cara. É com você mesmo que eu estou falando, Foxcatcher!

Tudo explicadinho? Então vamos lá.

– Rocky, Um Lutador – 1977

rocky-stallone-flag-xlarge

Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como “cobrador” de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a idéia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário. Mas Rocky decide treinar de modo intensivo, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.

– Karatê Kid: A Hora da Verdade – 1984

karate-kid-daniel-san-mentor-myagi

Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

– Boleiros: Era uma Vez o Futebol… – 1998

desktop_featured_image-destaque-21-09-2016-16-48-46

Com direção de Ugo Giorgetti, este filme nacional faz um retrato dos chamados ”Boleiros”, veteranos do esporte. Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

– Com a Bola Toda – 2004

f28822318c861f45ed9f6f06f5a6f5d6137071ed

Peter LaFleur (Vince Vaughn) é o dono de uma academia acabada chamada Average Joe, que sobrevive de uma pequena clientela. O local atrai a atenção do egocêntrico White Goodman (Ben Stiller), dono de um império da ginástica, a academia Globo. White pretende comprar a Average Joe, sendo que as finanças da academia apenas facilitam que sua pretensão se torne realidade. Um dos bancos credores da Average Joe põe na academia a advogada Kate Veatch (Christine Taylor), que decide por ajudar Peter a salvar a academia. A possibilidade de salvação da academia surge na realização de um torneio de queimada, que terá como prêmio a quantia da dívida da Average Joe. Só que, ao saber dos planos, White também decide montar uma equipe de queimada de sua academia e participar do torneio.

– Menina de Ouro – 2005

Million Dollar Baby 4

Maggie Fitzgerald (Hillary Swank) é uma jovem que tem o sonho de virar uma profissional do boxe e não mede esforços para se tornar uma campeã. Determinada a conseguir o que deseja, ela precisa conquistar a confiança do treinador Frankie Dunn (Clint Eastwood). O que seria uma parceria apenas no esporte se torna uma emocionante relação de cumplicidade.

– Invictus – 2009

invictus-1920

Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

– Maldito Futebol Clube – 2010

large-screenshot2

Inglaterra, décadas de 1960 e 1970. A história do legendário técnico de futebol e ex-artilheiro Brian Clough (Michael Sheen). Um homem que ganhou respeito comandando um pequeno time, que deixou a última posição do campeonato e assumiu a liderança. Apesar de sua antipatia pelo gigante Leeds United, ele resolve aceitar o cargo e mudar de time. Com uma personalidade forte, Clough não gostava do comportamento dos jogadores e criticava o técnico anterior. Ele se manteve durante 44 dias no cargo.

– O Homem que Mudou o Jogo – 2012

maxresdefault

Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

– 42: A História de uma Lenda – 2013

42-1

1946. Jackie Robinson (Chadwick Boseman) é um jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros até ser recrutado por Branch Rickey (Harrison Ford), o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos. Rickey quer que Robinson seja o primeiro negro a disputar a Major League na era moderna, o que faz com que ambos tenham que enfrentar o racismo existente não apenas da torcida e da diretoria, mas também dentro dos campos.

– A Grande Escolha – 2014

draft-day-df-07273r-rgbjpg-187e06a5d1b893ff

A equipe de futebol americano Cleveland Browns está tendo uma péssima temporada, e o gerente do time, Sonny Weaver Jr. (Kevin Costner), está ameaçado de demissão. No tradicional dia de contratação de novos talentos, Sonny deve provar ao mundo dos esportes que é capaz de trazer os melhores nomes para a sua equipe.

– Um Homem entre Gigantes – 2016

333217

Dr. Bennet Omalu (Will Smith), neuropatologista forense, diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano e, investigando o assunto, descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expôr para o mundo a grave situação, ele trava uma guerra contra a poderosa NFL.

 

E aí? Gostaram da lista? Sentiu falta de algum filme? Deixa aí nos comentários. Quem sabe não rola a parte 2 deste post…

As sinopses dos filmes foram retiradas dos sites Adoro Cinema e Café com Filme.


Este post só foi possível com a ajuda da Marilene Melo e muitas outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui.

Comentários

comentário(s)