Old But Gold: The IT Crowd (2006-2013)

Navegar por...

Vez ou outra a TV britânica apresenta produções que, apesar da pouca fama em outros países, merecem reconhecimento sempre que possível. E é por isso que a coluna Old But Gold dessa semana traz uma série britânica relativamente antiga, mas que envelheceu muito bem: The IT Crowd!

A série acompanhava o dia a dia dos funcionários do departamento de Tecnologia da Informação da fictícia Reynholm Industries. Roy (Chris O’Dowd) e Moss (Richard Ayoade) são os típicos nerds que trabalham no departamento e são apresentados à sua nova chefe, Jen (Katherine Parkinson), que mentiu na sua entrevista de emprego e não entende nada de computadores.

Criada por Graham Lineham (Count Arthur Strong), The IT Crowd teve quatro temporadas exibidas entre 2006 e 2010 pelo Channel 4. Uma quinta temporada completa chegou a ser oficializada, mas devido à problemas de agenda entre os envolvidos na produção, o canal voltou atrás na decisão.

The IT Crowd

Um episódio especial foi exibido em 2013, que encerra a história da série e conta como a quinta temporada. No total, The It Crowd teve 25 episódios.

Aclamada pela crítica especializada, a série ganhou três BAFTAs em 2009 e 2014. Em 2009 como melhor comédia e em 2014 com prêmios de melhor ator e atriz para Richard Ayoade e Katherine Parkinson, respectivamente.

O interessante de The IT Crowd é que ela explora as peculiaridades do universo nerd brincando com os estereótipos do gênero sem soar forçado, coisa que séries como The Big Bang Theory ou Community replicam (ou tentam replicar) até hoje.

A série apresenta uma sucessão de situações que beiram o absurdo e com piadas que funcionam. Independentemente da idade da série, as piadas não ficam velhas. Ainda existe muito a estranheza inicial pelo humor britânico ser um pouco mais complexo do que estamos acostumados a consumir de sitcoms americanas, mas nada que um pouco de insistência na série não resolva.

theITcrowd03

Grande parte da qualidade da série reside na ótima química entre O’Dowd, Ayoade e Parkinson, conseguindo interagir de forma natural, algo essencial tratando-se de uma série de comédia.

O trio de protagonistas consegue compor bons personagens, cada um com suas personalidades e repertório próprio de piadas. Não acontece algo muito comum em séries de comédia em que um personagem é responsável por concentrar toda comicidade da produção. Em The IT Crowd, as piadas vêm de todos os personagens com um bom timing e equilíbrio.

O sucesso de The IT Crowd lá fora chamou a atenção de muitos canais, incluindo a NBC que, inspirada pelo sucesso de The Office (exibida pela própria NBC entre 2005 e 2013 e remake da série britânica de 2003), anunciou um remake americano da série para o ano de 2008.

A nova versão contava com Ayoade reprisando o papel de Moss, além de Joel McHale (Community) como Roy e Jessica St. Clair (Missão Madrinha de Casamento) como Jen.

theITcrowdUS

O elenco da versão americana de The IT Crowd

O piloto da adaptação chegou a ser gravado, mas a NBC cancelou a série antes mesmo de estrear. O piloto em questão vazou em 2012 e mostra muito bem os motivos do cancelamento: todo o charme da The IT Crowd original fora substituído por uma adaptação malfeita e sem personalidade.

Algo semelhante aconteceu com Das iTeam – Die Jungs an der Maus, a adaptação alemã de The IT Crowd, cancelada após apenas dois episódios exibidos e uma enxurrada de críticas negativas.

The IT Crowd versão alemã

O elenco da versão alemã de The IT Crowd

The IT Crowd mostra que o Reino Unido consegue apresentar produções excelentes e que, de certa forma, são invejadas por outros canais. Diversas séries britânicas ganharam adaptações em outros países ao longo dos anos, como Shameless e a já citada The Office que, se não melhores, são tão boas quanto o material que as inspiraram.

No caso de The IT Crowd, o melhor mesmo é recusar imitações.

Conhece The IT Crowd? Deixe seus comentários, aproveita e fala qual série você gostaria de ver aqui na coluna 😉


Este post só foi possível com a ajuda da Marilene Melo e muitas outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui.

Comentários

comentário(s)