Pitacos de Pai Bottura – Paulistão 2016

Navegar por...

12596913_1248498091832032_491924442_o

2016 chegou e, com ele, finalmente, o futebol está de volta! Depois de um longo e tenebroso inverno para o torcedor, conhecido como férias dos jogadores, a bola está prestes rolar pelos campeonatos estaduais de too o país.

Eu, como colunista de esportes deste belo blog (sim, também escrevo sobre esportes aqui), tinha meio que por obrigação fazer uma postagem especial, ressaltando esse acontecimento que trata luz novamente para a vida dos aficionados pelo esporte bretão. Mas havia um problema.

Nessas indas e vindas da vida, pensamento que vai e volta, e não me vinha  à mente nenhuma boa ideia do que escrever. Não poderia ser uma coisa simples, afinal estamos falando do Junta 7.

Como nenhuma ideia aparecia, resolvi espairecer a cabeça ouvindo música, já que isso sempre me ajuda na inspiração. E como o Carnaval é logo ali, resolvi ouvir alguns sambas-enredos da Mancha Verde, que é a Escola de Samba que eu torço (ah vá).

Na minha playlist com canções desde 2006, comecei a ouvir a edição de 2012, onde a Escola trouxe ao Sambódromo do Anhembi o samba “Pelas Mãos do Mensageiro do Axé, a Lição de Odú-Obará: a Humildade”.

Nessa canção, a Mancha contou a história do orixá Odú-Obará. Para quem não sabe, os orixás, segundo o blog O Camdomblé, são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. Nisso, o estralo veio.

Em todo Santo começo de campeonato, é comum os programas esportivos trazerem pais de santos, adivinhas, bruxas e coisas do gênero para ler o futuro das equipes. Aí eu pensei: “Why not?” E, como eu não conhecia nenhuma pessoa desse tipo, eu resolvi ler o futuro de algumas equipes por conta própria. Para isso, desenterrei meu baralho de “Magic – The Gathering” e vou trazer até vocês o destino de 11 equipes para o Paulistão 2016.

Antes que alguém ache ruim, não é minha intenção zombar de uma religião, longe disso. Aqui nós respeitamos todos os credos. Isso é apenas uma sátira a esse “vício” que os programas esportivos tem. Ok?

Então, abram alas e chamem todos os Orixás, que o Babalorixá Pai Bottura pede passagem.

Ah, Mizifio. Suncê já pitô hoje? Se pito, não diva ter feito isso. Pitá faz mal pra saúda, mas num vâmo fala disso hoje. Seja bem vindo às minhas previsão. Qué sabe como seu time vai se saí nesse campeonato? Vem que Pai Bottura te conta.

Santos

Ah, Mizifio. As coisa não vão tá muito boa pro Peixe Grande da Baixada. Com a carta do “Golias Gangrenoso”, esse tende a ser o destino deles nesse Paulistão. Depois de uma pá de finais seguida, o time do Pastor não vai muito longe não. Até passa de fase, mas não chega no vâmo vê.

Palmeiras

O ano parece que vai começar dum jeito bom pro Porco Verde do Palestra. Depois de acabar o ano comemorando taça, e tendo mais jogadô que o Mr. Catra tem de filho, o Porco tirou a carta do “Vendulhão de Desejos”. Quando se paga duas manas, o jogador ganha proteção contra outros times, o que pode facilitá a vida do Grande Verde da Pompéia.

Corinthians

Do mesmo jeito que azedô pro lado do Paixão da Baixada, a coisa também vai tá ruim pra turma que mora lá pelas bandas do Itaquera. Ao tirar a carta “Moedor de Órgãos”, o torcedor até anima, mas não é bem assim. De Moedor de Órgãos no anos passado, o time de São Jorge foi moído nesse ano pela turma de olho puxado que vem lá de longe, depois dos domínios de Iemanja .

São Paulo

São Paulo tem treinadô novo que fala todo enrolado, já que veio de otro canto, mas no futebol, todo mundo vai se intendê. Depois de perder o Goleiro M1to, o Briguento e uma de seus passarinho d’água, o time do Morumbi vai vim com o sangue nu zóio pra essa disputa. Com a benção da carta “Defensor Atemorizante” o tricolô vai empunhar a pedra de sua terra natal comose dosse o punho do Ancestral. Junto do Porco Verde do Palestra, vem forte pro Paulistão.

Ponte Preta

A Macaca Campinêra que deu trabaio no brasileiro ainda vai continuar com a boa fase. Tentando alcança voos mais altos com sua carta, o “Grifo de Unyaro”, a Macaca vai inspirar coragem aos justos e pavor aos ímpios. Acho bom o time das banda de Itaquera abrir o zóio com isso aí…

Linense

Depois de quase ir pro saco no último Paulistão, o Elefante se recuperô e levantou o caneco da Copa Paulista, o que deixou ele ir pra Copa Brasileira, que o Porco Verde do Palestra ganho ano passado. Depois dessa reviravolta na sua trajetória, o Elefante promete aprontá na disputa! Sob a batuta do “Caçador de Cabeças”, o time de Lins vai deixá uma galera só com o que tem do pescoço pra baixo.

Ferroviária

Depois de ganhá o segundo escalão dessa peleja, o Trem da Morada do Sol também não vem pra fazer feio. Sob a proteção do “Discípulo da Graça”, o Trem vem com a iéia de que “assim como a paisagem à frente, o terror não passava de um estranho para ele”, ou seja, se ficar na frente, vai ser atropelado.

Oeste

A Pantera Rubro Negra volta a jogar em seus domínios, o que vai sê importante pra um time que quase foi pras cucuias na série B do Brasil. Com o Amaros de volta ao jogo, a Pantera vai usufruí da força do “Sapo Língua de Chicote” pra tirá ponto de muita gente lá.

Água Santa

Ih, Mizifio. Vô te conta que a única coisa santa aqui vai ser a água. O time tiro o “Clérigo Caído”, ou seja, vai só fazê o bate e volta pro limbo da segunda divisão.

Marília

Parece que os Guerrero do Tigre não aprenderô nada com a campanha lixo do ano passado. Quis o destino que a carta “Barata Gigante” aparecesse justo agora. Isso mostraque os jogado vão querê ficá com sangue de barato. Ainda dá tempo de arrumá e luta pela tradição!

Noroeste

Parece que as coisa vão ser boa pro time da Máquinha Vermelha da Terra do Sanduíche. Depois de sair do fundo do poço pra tercêra divisão, o Norusca tirou a carta “Reserva de Voluntários”, o que vai dá um gás pra rapaziada. O time vai fica unido até o final, o que é importante pra qualqué equipe. Pelo bem ou pelo mal, vai todo mundo fechado até o fim.

E aí, mizifio? Que que suncê acho de toda essa lenga lenga? Concorda? Sem corda? Diz aí.

Que Ogum estaja com suncê.

tgf-j8k_p08h2oeajxwpbbmv7eaig4tdhjylazsghu

Comentários

comentário(s)