Set List| Os demônios da cultura pop

Navegar por...

Desde que o mundo é mundo, a batalha entre o bem e o mal existe, cada qual qual seu representante. E uma das figuras mais conhecidas do lado ruim é o Demônio. Na cultura cristã, ele é considerado como um anjo caído, que se rebelou contra Deus e passou a lutar pela perdição da humanidade.

Se você procurar, vai encontrar as mais diversas representações, com os mais diversos nomes. Desde Lúcifer, o querubim da guarda ungido que foi expulso do Paraíso, até o mochila de criança, o coisa ruim e por aí vai.

Da mesma forma que sua história é conhecida, sua representação é tão lembrada quanto. Pele vermelha, chifres, dentes pontudos e o cheiro de enxofre. Isso sem contar as variações, que vão de acordo com a adaptação da obra que ele representa.

E essa figura tão controversa já foi retratada N vezes, nos mais diversos tipos de mídia. Tem demônio no cinema, nas séries, jogos, livros, músicas e, até mesmo, desenhos animados. Aproveitando essa temática demoníaca, listamos alguns tipos diferentes de demônios que deram as caras por aqui.

maxresdefault

Começamos com um Demônio diferente, mais descolado, de óculos escuro e camisa de couro. Lou é o desafiante final do jogo Guitar Hero III: Legends of Rock, lançado em 2007. No modo carreira, você tenta se tornar uma lenda do rock, porém, no último estágio, chamado Battle For Your Soul (Batalhe Por Sua Alma), o buraco é mais em baixo.

Para se tornar uma lenda, é preciso elevar o rock até a escala mais alta. E o Demônio é a sua última barreira. Para isso, você vão lutar através do próximo tópico.

Charlie Daniels Band – The Devil Went Down To Georgia

Assim como acontece em Guitar Hero III, também temos uma batalha musical aqui, desta vez, com violinos. Na história que a música conta, O Demônio estava na Geórgia atrás de almas para roubar e acabou encontrando o jovem violinista Johnny.

Certo de que ganharia, o Demônio propôs uma batalha ao garoto. Se Johnny ganhasse, o demônio lhe entregaria um violino de ouro, mas caso perdesse, sua alma já era.

A música original é da banda americana Charlie Deniels, que foi lançada em 1979, mas ela ganhou algumas versões ao longo tempo. Para entrar no jogo, por exemplo, ela ganhou uma versão em rock Steve Ouimette e também virou um curta musical através da Primus.

Beelzeboss – Tenacious D

big_1473946179_image

De toda a lista, talvez esse seja o demônio que menos aparece em sua “obra”, mas foi o suficiente para ficar marcado. Beelzeboss aparece apenas na última cena de Tenacious D: Uma Dupla Infernal, de 2006, que é estrelado por Jack BlackKyle Gass.

No filme, a dupla de músicos fracassados vai atrás da Palheta do Destino que, diz a lenda, tem poderes de tornar quem a possui um gênio do rock. O que eles acabam descobrindo no fim de tudo é que a palheta é o último pedaço que falta para trazer o demônio de volta a terra, já que ele havia sido aprisionado no sub-mundo por um mago.

A dupla propõe um desafio musical ao demônio, que não pode recusar por conta de uma espécie de código demoníaco. Se a dupla ganha, ele volta para o inferno e ainda terá que pagar o aluguel deles. Se o demônio ganhar, levará Kyle Gass consigo.

Aí o rock come solto. E o mais legal disso é que essa figura demoníaca é, realmente, uma estrela do rock. Ele é interpretado por Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters.

Hades – Hércules

407db78386596b7f88c808896aaa2d45

Hades é uma figura demoníaca explorado em diversas produções, mas vamos falar do meu predileto. Sim, meus textos, meus critérios.

Baseado na mitologia grega, Hades é o deus do Mundo Inferior e dos Mortos. Filho de Cronos e Reia, ele tem Zeus como um de seus irmãos, o que gera toda um antagonismo entre outros.

Porém, na animação da Disney, o inimigo de Hades é Hércules, filho de Zeus. No filme, lançado em 1997, Hades tenta matar Hércules de diversas maneiras. Com uma espécie de veneno dado ao garoto enquanto bebê, ele tira Hércules do Olimpo e o joga na terra como um semi-Deus. Depois, usa ser par romântico para, mais uma vez, atentar contra sua vida.

Tudo isso para derrotar Zeus e assumir o trono do Olimpo.

Diabo – O Auto Da Compadecida

autocomparecida06

Temos representante brasileiro na lista. O diabo em questão é o que aparece na cena do julgamento, no filme O Alto da Compadecida, lançado em 2000, inspirado na peça teatral Auto da Compadecida” de 1955 de Ariano Suassuna.

Interpretado por Luís Melo, o Diabo aparece apenas na cana do julgamento final, onde uma espécie de juri é formado para julgar os destinos de João Grilo (Matheus Nachtergaele), Padre João (Rogério Cardoso), o Bispo (Lima Duarte), Dora (Denise Fraga), Eurico (Diogo Vilela) e o cangaceiro Severino de Aracaju (Marco Nanini).

Uma das cenas mais bonitas do cinema nacional, ela ainda conta com Maurício Gonçalves como Jesus e Fernanda Montenegro como Nossa Senhora. E apesar de toda dramaticidade, ela ainda tem espaço para a comédia, tom que dita o ritmo do filme.

Lucifer – Supernatural

Supernatural-5x19-Hammer-of-the-gods-mark-pellegrino-16732636-1280-720

Eu nem deveria colocar Supernatural aqui, já que a série desbandou para um lado que me fez desistir de assisti-la há anos, porem entra como uma forma nostálgica, da época em que ela era boa.

Entre todo tipo de criatura que passara pela vida dos irmãos Dean e Sam Winchester, era para Lúcifer, o demônio supremo ser o ultimo. E tudo até então levava para esse caminho. Todo sacrifício feito e todas as vidas pedidas tinham um propósito: predê-lo para sempre no inferno, para que forças ocultas não voltassem à Terra.

Eles conseguem, mas como sabemos, cá estamos nós ouvindo notícias sobre o seriado. Ou seja, o ponto final de tudo isso está longe de ser dado. Bom, pelo menos Lúcifer foi derrotado. Isso até onde eu assisti, é claro…

Bônus

12- Gugacast

08ef23ead1ed0fe88c9ce042d98ee634

Esse aqui entrou na lista como prova de que Satanás pode se manifestar em pequenas coisas do dia à dia. Em uma brincadeira que começou dentro do Gugacast, podcast feitos pelos irmãos Guga e Rafael Mafra, além de Caio Corraini, eles começaram a listar pequenas atitudes que desgraçam nossa vida, que com certeza foi o diabo que fez aqui pra gente.

Entre as mais diversas situações, temos a gominha de gruda no dente, arroz com passas, fruta de sobremesa, corte com papel, feijão no pote de sorte e por aí vai…

Pois é. Obra do Coisa Ruim…


Se você gosta do trabalho do Junta 7, siga nos apoiando! Compartilhe com os amigos, além de nos curtir no Facebook e nos seguir no Twitter e no Instagram. Dá aquela moralzinha pra gente <3

Comentários

comentário(s)