Smart Writing Set: a tecnologia a favor dos criativos.

Navegar por...

Sem margem de dúvidas, a tecnologia sempre foi algo incrível, desde quando era idealizada e até hoje, com suas enormes inovações que mudaram nossa forma de viver e interagir com o meio. A cada dia que se passa, o digital e o análogo se aproximam cada vez mais: inteligência artificial, internet das coisas… Menos o Hoverboard voador de McFly (poxa, mundo). E, se você for do ramo das artes (ou qualquer outro que envolva desenvolver projetos), provavelmente já viveu aquela situação de rascunhar algo no papel e depois pensar “Que preguiça de passar isso pro PC” ou “Por que não fiz direto?”, e foi pensando nesse grupo (e situações do tipo) que a Moleskini – sim, a empresa dos caderninhos lindos (e caros) – decidiu inovar.

Há aproximadamente um ano, a empresa colocou à venda o Smart Notebook: Creative Cloud connected, caderno que possibilita o envio direto, através de uma foto, de seu desenho já vetorizado para a CC. Desta vez, eles fizeram melhor ainda: a Smart Writing Set. O produto inova – e surpreendente – ao unir as ferramentas que mais usamos em nosso dia a diacaneta, papel e computadorde maneira inteligente: Quando você desenha ou escreve no caderno, é possível (e a razão pela qual foi criada) digitalizar o conteúdo rabiscado para seu computador, telefone ou tablet, por meio de seu próprio aplicativo de compartilhamento, já disponível nas App Store da vida.

smart6

É, nem precisei falar muito sobre o produto para notarmos seu grande potencial, agilizando e simplificando no processo de criação e edição de conteúdo (principalmente se você for da área criativa). Afinal, a interação que ele nos proporciona entre os meios (folha e tela) exclui a necessidade de digitalizar e refazer no PC determinado conteúdo feito na A4 normal.

O set é composto pela Paper Tablet, Moleskini Pen+ e Moleskini Notes App – sim, obviamente a “mágica” não funciona em qualquer folha ou caderno que você compra na papelaria da esquina da Joaquim da Silva Marta (Jalovi para os íntimos). Já no quesito design, o caderno possui proporções de 18 x 28 x 5 cm, com 173 folhas de 100 g/m² (podendo depois comprar mais blocos), com páginas de canto arredondado que sobressaem a capa, tal formato e aparência relembram um tablet (não que não seja um). De maneira simples, e com uma ótima ideia, o produto representa bem os conceitos modernos de funcionalidade, unindo os meios análogo e digital. Sensacional, não?

Mas afinal, como funciona essa belezinha? Bem, a tecnologia envolvida (Ncoded) permite que a Pen+ reconheça (por meio de sensores e câmera embutida) onde os riscos foram feitos na superfície da Paper Tablet, reproduzindo-os fielmente quando compartilhados por meio do aplicativo Moleskine Notes App. Após o envio, é possível editar, transformar em outros formatos (como vetor e texto) e compartilhar o conteúdo, sendo uma ótima opção para quem não dispensa o clássico papel e caneta enquanto pensa.

smart4

E se você, assim como eu, for desses (que não trocam o papel e caneta por nada), com certeza se sentirá tentado a adquirir uma, visto que, além de útil, a Smart Writing Set é muito mais prática, leve e até mesmo discreta do que um notebook; permitindo que o usuário a utilize em diversos momentos e com mais segurança – como durante o longo trajeto do busão ou naquele café que você adora ir quando quer desenvolver um projeto que tem em mente, assim como num dia no parque ou até mesmo na reunião do trampo. E convenhamos, um tablet ou celular (com 3G) e a Moleskini Set cumprem bem o papel do note; sendo apenas necessário depois, ao chegar em casa ou no trabalho, ativar o app de compartilhamento e voilá, está tudo no meio digital.

Porém, nem tudo é perfeito e, infelizmente, terei que ser o carrasco também, trazendo-vos a notícia triste, sim: o preço. No Brasil, o produto (ainda em pré-venda) está por nada menos que 2.999,99 Temers Interinos, nas lojas FNAC. O preço é berrante se comparado à Europa (299,00) ou aos Estados Unidos ($199,00), que, mesmo na conversão de moedas, não se aproxima do valor pedido em nosso País Tropical. Logo, percebe-se que a melhor opção seria arriscar comprando fora, e torcer pra não pagar um alto valor na taxa de importação (abaixa dólar!).

Independentemente do infeliz preço, convenhamos que a Smart Writing Set é o tipo de ferramenta que vale a pena ter, caindo de mão cheia para nós, criativos, ajudando e facilitando em nossa vida anfíbia, entre o papel e a tela.

Valeu, galera!

Salvar

Comentários

comentário(s)