Somos todos macacos: A existência do racismo

Navegar por...

Oi oi, galera! Como vocês estão?

O post de hoje está mais que falado e, por isso, o Junta 7 não pode ficar de fora.

No último domingo, no Campeonato Espanhol, Daniel Alves teve um bom desempenho que veio acompanhado de ofensas um tanto atrasadas por parte da torcida adversária. Jogaram bananas em direção ao jogador que, “delicadamente”, respondeu ao ato comendo uma delas e dando continuidade ao jogo.

16428776

Reprodução: ZeroHora

O jogador, um dia após ao ocorrido, postou um agradecimento aos torcedores que apoiaram sua atitude.

Meu Brasil Brasileiro, Verde, amarelo, preto, branco e vermelho. Somos um povo alegre com samba no pé, e é com alegria e ousadia que a gente tem que se manifestar. Olha a banana, olha o bananeiro… sou baiano, sou brasileiro… estamos mais fortes do que nunca, o sorriso é a nossa proteção, a musica é a nossa espada… Nos vemos na Copa… Estamos juntos!! #deusnocomando #somostodosmacacos #danidobrasil #amadajuazeiro — postou o jogador.

Essa já não é a primeira vez. Em um jogo anterior, torcedores do clube catalão Espanyol fizeram sons parecidos com macacos e jogaram uma casca de banana no campo, para desestabilizar os jogadores Neymar e Daniel Alves. Quanta falta do que fazer, hein?!

Nem precisa falar da repercussão, não é mesmo? As redes sociais estão ‘bombando’ com a campanha “#somostodosmacacos”, criada pelo jogador Neymar. Vários famosos publicaram fotos no Instagram com uma banana e usando a hashtag para uma maior alcance da publicação. Vocês viram?

A-cantora-Ivete-Sangalo-posta-foto-com-a-hashtag-somostodosmacacos-size-598A-cantora-Claudia-Leitte-adere-a-campanha-somostodosmacacos-size-598Jogador-Falcao-posta-foto-em-apoio-a-Daniel-Alves-size-598Gaby-Amarantos-publica-em-rede-social-foto-da-campanha-somostodosmacacos-size-598Jogador-Fred-posta-foto-em-apoio-a-Daniel-Alves-size-598Jogador-Roberto-Carlos-posta-foto-em-apoio-a-Daniel-Alves-size-598O-musico-Dinho-Ouro-Preto-posta-foto-com-banana-em-prol-da-campanha-somostodosmacacos-size-598O-cantor-Alexandre-Pires-adere-a-campanha-somostodosmacacos-size-598

Até mesmo a presidente Dilma se manifestou, via Twitter, e elogiou a atitude de Daniel Alves:

tweet Dilma

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/daniel-alves-deu-resposta-ousada-ato-de-racismo-diz-dilma-no-twitter.html

 

OPINIÃO

Achei a atitude da torcida adversária ridícula. Uma sociedade que, atualmente, diz-se igualitária, sem distinções ou pré-conceitos, mostrou que não é bem assim. Onde está a diversidade? Respeito? E acima de tudo, onde está a alteridade? A relação com o outro hoje em dia está cada vez mais distante, o que é lamentável.

Para quem não viu o episódio, aqui está o vídeo, de apenas 9”, que mostra a reação do jogador:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=1I5hCmlpo80]

E por último, mas não menos importante, a selfie representando o Junta 7 contra o racismo e apoiando a campanha #somostodosmacacos.

#somostodosmacacos

  #somostodosmacacos

 

 

 

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” – Nelson Mandela

signatureWatMelo

Comentários

comentário(s)