Antes dos creators aparecerem, o Youtube era uma plataforma para, basicamente, compartilhar e viralizar memes em vídeo. Os anos foram passando, os criadores se espalharam e os memes acabaram em segundo plano. Apesar disso, alguns surgidos naquela época perduram até hoje.
Lá pelos meados de 2010, a plataforma de vídeos foi dominada por um desses. Um homem de calça azul, camiseta branca e óculos escuro estava espalhado por todo canto do Youtube. Motivo? A maneira fervorosa como ele tocada seu saxofone durante uma apresentação do Eurovision. Surgira ali o Epic Sax Guy.
Seu vídeo logo tomou conta da internet. Versão remix, versão com 10 horas só do solo de sax e sem contar a versão com o Gandalf (que também ganhou uma versão de dez horas). A única versão que, infelizmente, não viralizou, foi a original.
No canal oficial da competição europeia, a música Run Away, cantada em parceria com Olia Tira tem “apenas” quatro milhões de visualizações. Em canais não oficiais, o número é bem maior, vale se dizer.
E quando eu digo que é uma pena, não falo brincando. Fuçando pela internet, conheci um pouco mais sobre o trabalho do SunStroke Project e descobri que o som deles é bom para caramba!
O SunStroke Project surgiu em 2007, na Moldávia, um pequeno país da Europa oriental que faz fronteira com Romênia e Ucrânia. Ele foi fruto da parceria inicial do violonista Anton Ragoza e do saxofonista Sergey Stepanov, conhecido por nós como Epic Sax Guy.
Apesar da raiz clássica de Anton, que comandou a orquestra em Quichinau, capital da Moldávia, e ganhou prêmios nessa área, o som do grupo é totalmente diferente disso. Apesar de ainda apresentar elementos clássicos, seu estilo musical é totalmente eletrônico, principalmente no electro house.
Com o ano de fundação, de cara veio o primeiro álbum, Don’t word more. Apesar disso, o estouro só veio em 2010. Antes desse capítulo começar, é importante que o duo virou um trio em 2009, ano em que Sergei Yalovitsk se juntou ao projeto.
Com a chega de 2010, o grupo foi selecionado como representante da Moldávia no Eurovision Song Contest. Para quem não conhece, é um concurso de canções que acontece por todo o continente. seu campeão mais recente, por exemplo, foi o português Salvador Sobral. Naquele ano, ao lado da também moldava Olia Tira, eles representaram o país na competição. A musica escolhida foi Run Away.
Apesar da grande apresentação, que gerou um dos maiores memes do Youtube, a parceria acabou não sendo das melhores. Eles ficaram apenas na 22ª colocação entre 39 participantes. Quem levou o prêmio foi a alemã Lena Meyer-Landrut, com a música Satellite.
Desde então, o grupo seguiu fazendo shows e ainda tentou mais algumas vezes representar o país em outras edições do Eurovision. Em 2012, novamente com Olia Tira e 2015, com Michael Ra, eles não conseguiram.
A nova chance aconteceu na edição do ano passado. Cantando o sigle Hey Mamma, o SunStroke Project acabou a competição na terceira posição. Esse foi melhor desempenho da Moldávia na história do espetáculo. O feito foi tamanho que o trio recebeu medalhas de honra da mão do presidente Igor Dodon.