O que esperar de Vingadores 4? Vamos teorizar!

Navegar por...

Ok, e agora? Essa é a principal questão que ficou após o final de Vingadores Guerra Infinita. Não vou enrolar, partindo direto pro assunto do texto: O que vem pela frente? Esse texto contém spoilers do terceiro capítulo dos Avengeiros e tem como base teorias embasadas em dois arcos da HQ, Saga do Infinito (1990) e Infinito (2013).

Os arcos de Thanos

Desafio Infinito

Alguns nerds de carteirinha podem conhecer ambas as histórias que mostram o Titã Louco, Thanos, que parte em busca das Jóias para completar sua manopla com apenas um objetivo – nas HQs – conquistar a Senhora Morte, uma entidade cósmica que não dá a mínima para o vilão mas ele tenta a todo custo conseguir a atenção de seu amor platónico, destruindo metade do universo.

marvel-comics-thanos-death

Porém meus amigos, erramos, e erramos feio em como o roteiro seria levado. Nos precipitamos, ou melhor, os diretores nos deixaram precipitar em como a história seguiria. Um fator que deixamos passar é que no arco da Saga do Infinito, a parte que representa a busca de Thanos pelas Jóias chama-se Thanos em Busca do Poder, e não Guerra Infinita, este título (o qual levou também o filme) mostra as consequências da vitória do vilão, tal como aconteceu no filme.

Na ordem, os acontecimentos nos quadrinhos são Thanos em Busca do Poder, Desafio Infinito, Guerra Infinita e Cruzada Infinita.

Desafio Infinito, que possivelmente pode ser o título do próximo Vingadores, já se inicia do ponto em que o Titã Louco já possui sua Manopla completa e destruiu metade do universo, levando habitantes e heróis da Terra. Com isso, os heróis remanescentes se unem para derrotar o ‘vilão’, indo em direção a ele, e não o contrário. Para além do grupo, até o Galactus e outros seres celestiais chegam a confrontar o Titã, e reconhecem seu poder.

everyone

Thanos ter a Manopla completa e destruir 1/3 do universo junto de 2/3 dos Vingadores nem serviria de pivô para a história do próximo capitulo né? Mas vamos por partes.

Infinito

Já os ‘filhos’ – ou Generais de Thanos – surgiram apenas em 2013, na história de Jonathan Hickman, Infinito. Sua força de elite, junto dos atacadores (aqueles aliens que aparecem para destruir Wakanda), serviram para auxiliá-lo em sua busca pelo poder – e seu filho, Thane. Na HQ, os Vingadores estão em uma missão no espaço, o que deixa a Terra desprotegida e um alvo fácil para o vilão atacar junto da Ordem Negra.

Na história, as Jóias estão sob o domínio dos Illuminatis, grupo da Marvel que fica para outro momento mas que falamos no podcast de Guerra Infinita! E após o uso da Manopla pelo grupo, mais especificamente pelo Capitão América para salvar seu universo, todas as jóias são destruídas, exceto a do Tempo, que some. A ida para o espaço do grupo se dá para proteger o universo dos Contrutores, raça que cria e destrói a vida. O encerramento deste arco acontecerá nas Guerras Secretas.

Thanos-Black-Order-Henchman-Infinity-War

De relevante para Vingadores 4, só isso mesmo.

O terreno para Vingadores 4

Agora vamos unir as peças. A batalha dos heróis nesse filme, eu não chamaria de Vingadores, afinal o próprio Stark diz que o grupo se separou, foi feita para acabar como foi, não podia ser diferente ou mais um filme normal de herói, mesmo que saibamos do cliché que foi.

Porque galera, ninguém ali de fato morreu… Bem, talvez a Gamora, Visão e Loki, que não foram ‘mortos’ pela Manopla, mas sim pelas mãos do próprio Titã. E como muitos imaginavam, realmente, os heróis perderam e alguns foram ‘sorteados’ para desaparecer no estalar dos dedos.

Thanos_Snappy

Por isso, meus amigos, mesmo que tenhamos saído do cinema cabisbaixos, pensativos e até abalados pelos acontecimentos, isso não foi definitivo, vamos deixar de lado aquele papo do Joe Russo de que ‘é aquilo que foi, não mudaremos‘ porque não é. Esse filme foi mais para nos abalar e preparar terreno para o real acontecimento. A Marvel não iria destruir seus novos e mais promissores heróis: Pantera Negra, Homem Aranha, Guardiões e Doutor Estranho, e deixar a velha guarda que sabemos que vai vazar após o próximo episódio do grupo.

Aí sim, meus caros, aí sim é que vamos ficar com o coração na mão, porque se há uma certeza que eu tenho é que Capitão América e Homem de Ferro darão adeus neste capítulo, em seu último ato heróico contra Thanos como forma de vingar seus amigos, mais Vingadores do que nunca!

Talvez seja Vingadores 4 carta seja uma carta de agradecimento aos fãs, o ápice de tudo aquilo que acompanhamos durante 10 anos de nossa vida. Ver novamente os originais, a velha guarda em seu último ato juntos, e agora será a hora de se despedir em grande.

Não sabemos como isso será feito nas telonas, mas pegando com base nos quadrinhos, e é nesse ponto que entra o arco de 1990.

O possível desfecho

Após Thanos destruir metade do universo e matar vários heróis, os heróis remanescentes se unem e (à duras custas) conseguem derrotar o vilão, quando Nebulosa (que é neta do titã nas HQs) consegue pegar a Manopla e desfaz tudo o que foi feito. Após isso o artefato vai para as mãos de um herói que está congelado nos cinemas (dentro daquele casulo dos Soberanos e original portador da Jóia da Alma, que acaba com a guerra.

E olha só, uma das personagens que não foram apagadas pelo estalar dos dedos no filme foi exatamente ela!

Este evento possivelmente veremos nas telonas, mas com outra personagem no lugar de Nebulosa, ou não, e a cena pós-créditos de Guerra Infinita entregou quem: a Capitã Marvel, Carol Danvers, que terá seu filme de origem em março de 2019, apenas dois meses antes do próximo capítulo de Vingadores.

Qual será a ligação entre os eventos e o filme eu não sei, afinal, ele se passará na década de 90, já Vingadores se passa na atualidade, uma mensagem através do tempo talvez? Fury pareceu preparado sobre o que fazer naquela situação, o que talvez seja explicado. Espero.

captain-marvel

Talvez Nebulosa consiga honrar a morte da irmã enfraquecendo o ‘pai’ de forma que a Capitã consiga pegar a Manopla e utilizá-la, derrotando o vilão e trazendo de volta os heróis e o universo ao normal.

Kevin Feige já disse que a personagem será a mais poderosa de todas, e que isso será crucial na batalha contra Thanos; logo e sem dúvidas, será ela quem estará ali para reverter a situação, mas não necessariamente utilizando a Manopla, mesmo eu achando que apenas ela possuirá o poder para conseguir isso.

All Star Team Up!

Sebastian Stan, o Bucky, disse que gravou uma cena junto de Brie Larson (Capitã Marvel), Sam L. Jackson (Fury), Michael Douglas (Hank Pym) e Michelle Pfeiffer (Janet Van Dyne). E que além deles, todos estavam juntos, que foi uma cena que levou 3 meses para ser preparada.

Algo interessante a se observar é que Bucky e Fury foram apagados da existência por Thanos, ou seja, antes dessa cena épica teremos o retorno de todos os personagens apagados, preparados para a batalha final contra o Titã Louco. E essa cena, sim, meus amigos, essa cena é digna do grito de guerra mais esperado dos cinemas nerds!

E talvez, bem talvez, Thanos não seja definitivamente derrotado, mas sim fique aprisionado, como acontece com o vilão no arco Infinito. Após a batalha final contra os heróis, a qual o titã consegue ser vantajoso mesmo sem a Manopla, seu filho Thane aprisiona o pai num limbo, preso por toda a eternidade. Derrotando o vilão, sem matá-lo. Algo que também duvido que o MCU faça.

Vale lembrar que antes da continuação deste filme teremos apenas dois longas conectados ao universo, Homem Formiga e Vespa (junho de 2018) e Capitã Marvel (março de 2019). Ou ficamos num breu completo dos acontecimentos pós V3 ou a Marvel terá um pouco de compaixão e dará alguma dica nalgum destes filmes.

Não descarto esta ideia, visto que o Homem Formiga já foi visto em fotos do set de Vingadores 4 que remontam a Batalha de Nova Iorque; outra coisa que está gerando altas especulações a respeito do longa envolver viagem no tempo por vermos o Capitão América e Thor com os antigos visuais enquanto Tony está mais envelhecido e vestindo um uniforme da S.H.I.E.L.D., junto de Lang, que nem tinha poderes na altura.

Mas isso é papo pra outro dia!

Por isso meus amigos, nem Dinastia M, nem Invasão Secreta. O quarto capítulo de Vingadores possivelmente terá um título mais simples, mas que entregaria muito ser dito antes da hora, Desafio Infinito.

Mesmo que já esperado, eventualmente saberíamos desde já que Thanos conseguiu o que queria, e que com isso 1/3 do universo foi pro ralo. Ou quem sabe, para entrar numa fase mais escura da Marvel, teremos Vingadores: A Queda. Adaptando a saga de Brian Bendis lançada em 2004.

affea

O mais legal de tudo é que a Panini (re)lançou um encadernado em capa dura do Desafio do Infinito, que você pode comprar através da Amazon Brasil, então se você deseja conhecer mais da história que inspirou esse novo longa da Marvel, corre lá!

wqw

Comentários

comentário(s)