Vale Ver | Onde Está Segunda?

Navegar por...

O gênero da ficção cientifica sempre foi marcado por produções em cinema, TV, games e literatura que servem de alegoria para criticar problemas da sociedade. Onde Está Segunda? filme original Netflix, usa da distopia comum à ficções cientificas para criticar a atualidade.

No filme dirigido por Tommy Wirkola (João e Maria: Caçadores de Bruxas), o mundo passa por uma crise devido à superpopulação. Nas ruas, fome, violência e desigualdade prosperam, tendo na figura da poderosa Nicolette Cayman (Glenn Close) a única chance de esperança.

Cayman é chefe da Child Allocation Bureau (CAB), uma organização que ajudou a implantar a lei dos filhos únicos. A lei prevê que todo cidadão deve ter apenas um filho como forma de combater a superpopulação, quem infringir a lei será preso e o filho excedente designado à criogenia para ser despertado num futuro em que a superpopulação seja uma coisa do passado.

No meio dessa sociedade falida e temerária ao controle da CAB, Terrence Settman (Willem Dafoe) criou suas sete netas escondido de todos , conferindo a elas os nomes dos dias da semana, indicando o dia da semana em que cada uma poderia sair para o mundo sob a identidade única de Karen Settman.

Noomi Rapace vive as sete irmãs. Na foto, Sábado, Sexta e Quinta

Noomi Rapace vive as sete irmãs batizadas com os nomes dos dias da semana. Na foto, Sábado, Sexta e Quinta

Quando Segunda desaparece, as irmãs iniciam uma busca para entender o que aconteceu com ela enquanto tentam sobreviver após a descoberta dos anos em que viveram em segredo infringindo a lei do filho único.

A trama de Onde Está Segunda? chama a atenção por ser um sci-fi inspirado, foge do comum e o resultado é um filme divertido, tenso e bem conduzido. Noomi Rapace vive as sete irmãs com competência e carisma, conferindo a cada uma delas trejeitos específicos.

Entretanto, o roteiro não dá muito para Rapace trabalhar. As irmãs servem de um grave problema de serem resumidas à estereótipos para ajudar na diferenciação. Para se ter um exemplo, Quarta é a durona que sabe se defender com golpes de kickboxing, Quinta é a rebelde sem causa que questiona a criação do falecido avô ao fazê-las viver uma mentira, Sexta é a aficionada por tecnologia e Sábado é a festeira inconsequente.

Isso limita muito o filme quando se busca uma maior dimensão a cada uma das suas sete personagens principais. Sim, é um trabalho quase impossível dar devido desenvolvimento à sete personagens, mas não precisaria ser resumido apenas à estereótipos que mais soam como convenção de roteiro. Afinal, os socos e chutes de Quinta só parecem existir para dar ação no miolo do filme enquanto que Sexta é a responsável por explicar tudo para o espectador porque quem mexe com tecnologia manja das explicações.

Marwan Kenzari e Noomi Rapace em cena de Onde Está Segunda?

Marwan Kenzari e Noomi Rapace em cena de Onde Está Segunda?

Por outro lado, o roteiro faz um bom trabalho ao construir tensão mesclado à uma trama bem intrincada que dá espaço para bons questionamentos. Onde Está Segunda? questiona até que ponto nossas liberdades podem ser postas à frente do bem comum. Afinal, Terrence sustentava sete netas numa sociedade que sofria com superpopulação, ele contribuía para o problema ao invés de solucioná-lo.

A tensão fica por conta de boas sequências de ação que empolgam, sendo um dos filmes mais tensos que vi nos últimos anos.

Apesar de alguns problemas e uma resolução um tanto quanto previsível, Onde Está Segunda? se mostra um filme divertido e que vale a pena conferir o mais rápido possível.

Já assistiu Onde Está Segunda? Deixe seus comentários!


Este post só foi possível com a ajuda de Marilene Melo. Ele e muitas outras pessoas que acreditam no Junta 7 e tornaram-se nossos padrinhos Jotinhas. Colabore você também clicando aqui

Comentários

comentário(s)